Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Veja 8 iniciativas da Anjo Tintas por um planeta mais sustentável

Publicado em 29 de Setembro de 2020
Ampliar imagem

Pesquisa realizada pelo Opinion Box mostrou que 55% das pessoas frequentemente dão preferência para comprar de empresas ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente. Apenas 15% afirmaram que raramente ou nunca fazem isso. E a Anjo Tintas possui diversas ações e produtos voltados para a sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.

Veja abaixo 8 iniciativas da empresa para um planeta mais sustentável:

1. Coleta seletiva de resíduos: Todos os resíduos são separados conforme sua classificação, quantificados e destinados para reciclagem, aterro sanitário ou aterro industrial. A empresa também faz coleta de eletrônicos em parceria com o Bairro da Juventude, instituição que atende mais de 1.500 crianças e adolescentes. Além disso, é realizado um treinamento para os funcionários sobre gerenciamento de resíduos uma vez por ano.

2. Uso racional da água: Toda água remanescente de limpeza de equipamentos é tratada e usada novamente para fins não potáveis na própria indústria, como utilização em vasos sanitários e em jardinagem. A Anjo possui uma estação de tratamento de água, que faz a reutilização de cerca de 70 mil litros de água por mês.

3. Eficiência energética: A Anjo Tintas fez a substituição de equipamentos como ar-condicionado e motores por outros com menor consumo de energia com selo PROCEL, além da troca de luminárias fluorescentes pelas de LED, que economizam 48% em energia. Em parceria com a Satc e Bairro da Juventude, todo esse material é destinado para descarte em local adequado e doação para trabalhos técnicos.

4. Investimento ambiental interno: A Anjo fez a implantação de um novo sistema preventivo de incêndios na empresa mais moderno e com maior autonomia de combate, além da substituição de estopas pelo uso de toalhas industriais reutilizáveis.

5. Ações externas e lixo domiciliar: As quatro unidades produtivas da Anjo possuem espaço para coleta de lixo domiciliar e óleo de cozinha que os profissionais podem trazer de casa para reciclar. Este lixo é coletado pela Prefeitura Municipal e gera renda para famílias que trabalham na separação do lixo. O óleo de cozinha é destinado para empresa licenciada. A Anjo também faz campanha externa em escolas no Dia do Meio Ambiente para conscientizar crianças e adolescentes em relação à preservação, além da doação de tambores de papelão para coleta seletiva.

6. Estação de tratamento de solventes: Todos os solventes utilizados para limpeza na produção são tratados e reutilizados para limpeza. Mais de 150 mil litros de solventes são reutilizados todo ano.

7. Área verde: A Anjo possui uma área de preservação permanente de 17.835 m², localizada na unidade impressão. Nesta área foram plantadas 3.200 mudas de árvores nativas e frutíferas. Além disso, um bosque de 12 mil m² com árvores nativas e catalogação de fauna e flora está localizado na unidade I da Anjo.

8. Desenvolvimento de produtos ecoeficientes: São produtos desenvolvidos com matérias-primas de fontes renováveis, menor quantidade de solventes e menor emissão de poluentes na atmosfera. Conheça alguns deles:

- Thinner ecoeficiente: Da linha automotiva, estes thinners são indicados para diluição de tintas e primers poliuretano, tintas poliéster e para retoque. Um dos diferenciais é que são produtos não causam danos à saúde nem dependência química, além de ter capacidade de reduzir de 50 a 80%  dos poluentes na atmosfera. Não contém tolueno, xileno, benzeno e outros solventes aromáticos, produtos que atacam o sistema nervoso prejudicando a saúde.

- Tinta emborrachada: A tinta diminui a temperatura do ambiente em até 3°C servindo como tinta isolante térmica para telhados. O produto garante também a redução de ruídos em até 5 decibéis tornando os ambientes mais silenciosos. Além disso, por formar uma película elástica, evita microfissuras na superfície porque tem capacidade de acompanhar a dilatação e retração conforme a variação da temperatura cobrindo fissuras (0,5 mm) e microfissuras (0,05 mm).

- Tecnologia antibacteriana: A Anjo desenvolveu uma tinta para embalagens com proteção contra bactérias. A linha Protect Pack tem tecnologia inovadora que permite que as embalagens dos produtos fiquem totalmente isoladas de micróbios e germes.

- Anjo Mais: O produto é econômico e rende mais que as tintas comuns. Pode ser diluída em até 60% e, com isso, cobrir áreas muito maiores. A obra ganha um rendimento de até 80% a mais comparado a tintas comuns. Além disso, com maior capacidade de diluição, A Anjo Mais não respinga tanto como as outras e, por isso, suja menos na hora da aplicação.

Arquivos