1º Passo
Evite sobras e não desperdice

Calcule direitinho quanto de tintas vai usar e compre apenas o necessário.A dica é medir duas vezes e comprar apenas uma vez.
Não 'chute' nem confie só na experiência.Confira o rendimento das tintas na embalagem e calcule de quanto necessita para a área a ser pintada.
No site ou no Atendimento ao Cliente é possível obter mais informações sobre a quantidade necessária.Na dúvida, consulte um profissional.
2º Passo
Doe ou utilize de outra forma as tintas que sobraram
Use as tintas até o fim. Não guarde as sobras: aproveite-as imediatamente.

Uma dica é misturar as sobras de tintas para fazer uma cor cinza ou concreto. Mas cuidado: só misture produtos do mesmo tipo e com as mesmas características.
Por exemplo: tintas à base de água com tintas à base de água, tintas à base de solvente com tintas à base de solvente.
Se sobraram tintas em boas condições de uso, considere doar para quem precisa como uma escola, creche, casa de repouso, organização social ou para parentes, amigos e vizinhos.
Não tem para quem doar ou as sobras não estão em condições de uso? Verifique se alguma loja na sua cidade participa do programa RetornaTinta e faça o descarte adequado. Consulte abrafati.com.br
3º Passo
Descarte as embalagens de forma adequada
Dê um destino correto para embalagens vazias ou com sobras de tintas. Recicle!

Latas de aço são 100% recicláveis e podem voltar infinitamente ao ciclo da reciclagem. Para saber onde descartar, consulte o site prolata.com.br ou faça o descarte na coleta seletiva.
Baldes plásticos e barricas de papelão também podem ser reciclados, sendo reintroduzidos no ciclo produtivo como matéria-prima de qualidade. Saiba onde descartar baldes plásticos no Instagram do @descarta.ai ou separe para coleta seletiva.
Mesmo com restos de tinta seca, encaminhe embalagens vazias para a coleta seletiva ou para áreas autorizadas pela sua prefeitura, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cooperativas de catadores de materiais recicláveis e sucateiros legalizados.